

AVALIAÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA
Uma avaliação psicopedagógica é uma avaliação abrangente dos processos mentais que engloba o processo cognitivo, social e biológico (pessoal).
Ela identifica estudantes de alto desempenho e aqueles que apresentam dificuldade de aprendizagem ou comportamento.
Para diagnosticar possíveis problemas de aprendizagem ou de desenvolvimento, ou transtornos de déficit de atenção é preciso identificar dificuldades e pontos fortes cognitivos.
Os testes de avaliação são estruturados e realizados individualmente.
A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta diagnóstica fundamental para identificar:
-
Dificuldade de Aprendizagem, o desempenho na leitura e escrita
-
as habilidades de raciocínio e resolução de problemas
-
TDAH,
-
a capacidade de atenção, memória e concentração
-
habilidades de linguagem e espaciais,
-
integração visual-motora
-
as funções executivas, incluindo planejamento, organização e memória de trabalho
-
Atrasos intelectuais
-
Transtorno do Espectro do Autismo,
-
Deficiência Intelectual.
-
O relatório de avaliação pode ajudar a escola e família com informações de apoio a aprendizagem.